VEREADORES ATRASADOS: Nenhuma Sessão da Câmara Municipal de Ibiúna começou no horário estabelecido pelo Regimento Interno da Casa nos últimos dois anos, inclusive com atrasos superiores a uma hora, ou seja, 50% do horário destinado ao Expediente foi desperdiçado em algumas Sessões, sem nenhuma justificativa plausível. Proposta sugere mudança no horário de início das Sessões a fim de evitar os atrasos, passando das 9h00 para às 17h00, ou seja, fora do horário comercial.
VAZIO: Plenário da Câmara Municipal de Ibiúna em um dia de Sessão |
Na primeira Sessão da Câmara Municipal de Ibiúna, interior paulista, realizada na manhã da última terça-feira (3), os Vereadores Beto Arrais (PPS) e Rozi da Farmácia (PV) propuseram, por meio de um Projeto de Lei, mudança no horário de início das Sessões, passando das 09h00 para às 17h00. De acordo com os parlamentares, o principal objetivo da mudança de horário é evitar os atrasos e permitir uma maior participação da população, " Acredito que a mudança de horário permitirá uma maior participação popular na hora da votação de projetos importantes", declarou Arrais. O parlamentar também se posicionou favorável a uma reforma do Regimento Interno da Câmara a fim de ajusta-lo e atualiza-lo, inclusive, encontrando formas Legais de evitar os constantes atrasos no início das Sessões.
Vereadores: Beto Arrais e Rozi da Farmácia |
VEREADORA JUSTIFICA A PROPOSTA
De acordo com a Vereadora Rozi da Farmácia, a proposta de mudança de horário das Sessões, reflete a vontade de boa parte da população que deseja participar do processo político no município, mas que devido ao horário comercial, torna-se praticamente impossível, " Estamos propondo uma mudança que o povo vem pedindo há muito tempo", declarou a parlamentar.
PRESIDENTE DA CÂMARA DECLAROU ESTAR ABERTO AO DEBATE DE TODOS OS PROJETOS
O Presidente da Câmara, Dr. Rodrigo de Lima (PCdoB), declarou ser favorável à reforma do Regimento Interno e demonstrou-se aberto ao debate de todos os projetos que possam melhorar o desempenho dos trabalhos legislativos. Com relação aos atrasos, o parlamentar declarou ser favorável ao cumprimento do horário de início das Sessões, " No que depender de mim, estarei aqui dentro do horário estabelecido pelo Regimento, disposto a iniciar os trabalhos, pontualmente, no horário", declarou.
Contudo, esclareceu que para dar início aos trabalhos legislativos no horário regimental, precisa alcançar quórum, ou seja, a maioria dos vereadores precisa estar presente para responder a chamada e abrir a Sessão. Daí a importância da participação da população no acompanhamento dos trabalhos legislativos, para verificar o desempenho de cada parlamentar no cumprimento de seu dever como representante do povo.
Vereador Dr. Rodrigo de Lima ( Foto ao lado) Presidente da Câmara - Exercício 2015
GALERIA DE FOTOS
Plenário da Câmara Municipal de Ibiúna: Atrasos superiores a uma hora para o início das Sessões desestimulam até mesmo os vereadores que chegam no horário regimental, pois sem a presença da maioria não se obtém quórum para iniciar os trabalhos.