Por: Marcos Pedroso - MTB65.694/SP
DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES
De acordo com especialistas, uma pessoa diagnosticada com a gripe H1N1 deve evitar frequentar lugares com grande concentração de pessoas. Recomenda-se permanecer em casa, afastado do trabalho, escola e outros locais públicos, enquanto persistirem os sintomas, que duram em torno de 8 dias.
TRATAMENTO
Os especialistas afirmam que o tratamento, na maioria dos casos de gripe H1N1, não necessita de intervenção hospitalar ou do uso de antivirais. Estes procedimentos só são adotados em alguns casos, com o uso de medicamentos e observação clínica para garantir a recuperação do paciente.
COMPLICAÇÕES
Já as complicações decorrentes da Gripe H1N1 podem causar, de acordo com especialistas, crises de insuficiência respiratória que pode levar o paciente a óbito se não for tratado imediatamente e em caráter de urgência.
SINTOMAS EM BEBÊS E CRIANÇAS
De acordo com especialistas, a gripe H1N1 provoca em bebês e crianças, basicamente, os mesmos sintomas que nos adultos, apenas com o diferencial de ocorrer dores de barriga e diarreia com mais frequência. Neste caso, os pais ou responsáveis devem estar atentos ao aumento do choro e da irritabilidade nos bebês. E nas crianças, devem observar as reclamações de dores de cabeça e em todo o corpo, típicos sinais provocados por esta gripe. Lembrando que em caso de febre, tosse e irritabilidade persistente, recomenda-se entrar em contato com o pediatra para iniciar o tratamento adequado, já que os medicamentos são mais eficazes quando utilizados nas primeiras 48 horas da doença.
Em Ibiúna, mais de 95% do público alvo recebeu a vacina |
IBIÚNA CUMPRE META
DE VACINAÇÃO CONTRA
A GRIPE H1N1
Em Ibiúna, de acordo com informações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 95% do público alvo recebeu a dose da vacina contra a gripe H1N1. A Campanha de Vacinação foi realizada no Posto de Saúde Central do município, no período de 30 de abril a 20 de maio.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, nesta campanha foram vacinadas, aproximadamente, 16.686 pessoas, atingindo uma cobertura de 96,06%, referente ao público alvo, que prioriza crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, gestantes e idosos, doentes crônicos e profissionais da Saúde.